terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Noite de Natal e Noite de Reis, (que podiam ser Rainhas, mas afinal são Galinhas) é quando um homem quiser.

Nota 1: Esta história é pura ficção. Não aconteceu, mas poderia ter acontecido. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Nota 2: Este deveria ser apenas um comentário ao post anterior “As urgências da vida” mas como podia não caber, vai assim.

Esta é a história das 3 Galinhas Magas (a de canja, a de cabidela, e a última, a de caril, para dar um toque oriental à coisa).

Como dizem os escritos, as 3 Galinhas Magas iriam seguir uma estrela para visitar o menino que acabara de nascer em Belém.

Pelas 17h do passado dia 15 de Janeiro no Cacém as nossas heroínas estavam um bocado baralhadas e tontas com toda a confusão do trânsito. Daí a canção “Tontas, Tontas, Tontas andam as galinhas…", o resto já sabem vocês).

Tinham chegado ao Cacém, junto à estação. Não era Belém, mas pelo menos a terminação já tinham.

O camelo que as transportara até ali vindas de longe, o Tó, tinha bebido algo que o tinha deixado em péssimo estado para continuar a viagem. Sem o camelo Tó iria ser difícil chegar a tempo do nascimento do menino mais esperado deste início de ano.

Entretanto voltemos uns meses atrás e acompanhemos a futura mãe, Carla Maria, que contrariamente à versão clássica é ela que anuncia ao Anjo, leia-se seu chefe, Gabriel, que vai ser mãe dum menino, filho de (não, não é de um carpinteiro chamado José, mas de um rapaz multifacetado e polivalente - ele é novas tecnologias, é industria, é serviços gerais, é frota, é tudo, e sobretudo um muito bom moço chamado Luís).

Tratada a parte da anunciação com Maria e o Anjo Gabriel com os papéis trocados mas a cumprir as regras da Empresa, (esta sim já com muitos anos mas ultimamente Pobre em “ouro”, mas Rica em sonhos, como diria a outra) voltemos às nossas Galinhas Magas.

Eram quase 18h e então fez-se luz, vinda lá de baixo duns túneis com marcha acelerada, a fazer uns diabólicos ti-nó-nis, chega o sinal, uma ambulância do INEM, a tão esperada estrela que nos levaria até ao local onde nasceria o menino.

Mais um pormenor importante para o desenrolar da história (principalmente para elas decifrarem qual o nome do menino mais esperado do ano).

As nossas Galinhas Magas eram de origem Italo-Americana, ainda primas afastadas dos muito conhecidos primos do KFC.

Dito isto a acção passa-se agora dentro da ambulância do INEM que nos guiava, tal qual a estrela que as levaria ao local tão desejado, Belém. Os enfermeiros tentavam sem êxito calar o camelo do Tó cuja bebida só lhe dava para falar.

A ambulância segue então a alta velocidade e nós, as 3 Galinhas Magas, na nossa cesta. Ao lado seguem as couves e os tubérculos para presentear o menino.

Entretanto, qual táxi da nossa praça, a ambulância intercepta umas conversas telefónicas que nos esclarecem o resto do enigma e o nome do menino.

Ouve-se então um pai eufórico, feliz até, dizendo o DIOGO JÁ NASCEU, ESTÁ TUDO BEM. HOJE NÃO HÁ VISITAS. SE QUISEREM TRAZER ALGUMA COISA PARA A MÃE PODEM TRAZER PASTÉIS DE BELÉM. Rima e deu para decifrar o enigma.

Estava tudo ali. Aquele rapaz era o pai do (reparem agora no génio do escriba) DIO-GO.

(DIO), em italiano, todos sabem o que quer dizer. (GO) em inglês, também. Era a mensagem que faltava vinda do além, via telecomunicações móveis interceptadas. Sinal dos tempos, história com enigma, mistério, tipo “Código de Da Vinci” e esses romances históricos que por aí polulam.

Vão ver o Menino (DIO) que acaba de nascer. Ide (GO). DIOGO. Nasceu não numas palhinhas doiradas, mas no dia seguinte seria envolto naquela coisa maravilhosa: os Pastéis de BELÉM.

Tudo a bater certo. Tudo a ligar com a história que o Luís contou n´“As urgências da vida” que essa já todos conhecem.

DIOGO, desculpa lá este abuso do teu nome para dar um sentido quase “bíblico” à história das Galinhas, que afinal não eram Tontas, Tontas, Tontas, mas eram Magas.
O MUNDO a que chegaste há 5 dias apenas está um local complicado para se viver.
Teremos que reinventar o futuro todos os dias.

E todos temos esperança, digamos Razoáveis Esperanças.

Daqui a momentos, um afro –americano, chamado Barack Obama, vai tomar posse como presidente dos E.U.A.

Mobilizar o melhor que têm os americanos e depois contagiar nessa dinâmica o resto do mundo, é o mínimo que todos esperam dele.

Bem Vindo DIOGO. Um abraço especial à tua Mãe Carla e ao teu Pai Luís. E ao Miguelinho, como é óbvio.

2 comentários:

Luís Miguel Barros disse...

Só mesmo um pai completamente "tapado" pelo nascimento do seu menino, não alcançou toda a dimensão bíblica do que se passou na passada quinta feira no Amadora-Sintra. Tudo agora fez sentido, tudo se encaixa. Só mesmo um catequista de renome poderia ter uma abrangência de visão e uma clareza de espírito como a que aqui se demonstra. Sinto-me como o burro do presépio. Está provado que algum distanciamento de locais ricos em sonhos ajudam muito a clarificar a mente. Grande ZEFM, duma penada trouxeste o ouro, o incenso e a mirra! Simplesmente fabuloso!!! Os pais do(s) menino(s) vergam-se humildemente a tamanha grandeza.

Vitor Reis M disse...

por falar no mistério da vida, da criação e da adoração, eis mais um enigma: este gajo, o Zé, é outro escriba de estalo, cheio de inventiva e com um verbo bem sibilino. um tipo, em suma, cheio de recursos. humanos pois claro. alguns já sabíamos. e o Diogo a ganhar por 5 a zero e a contar.