quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O café, as Pedras e o chá


Caríssimos,
Correpondendo à excelente iniciativa e amável convite do nosso melómano de serviço, cá estou a inaugurar a minha presença neste fórum.
Vou começar por partilhar convosco um pequeno testemunho da histórica capacidade de adaptação dos portugueses em geral. Inclusivé na escrita.
Tendo entrado num café/restaurante há umas semanas atrás, ali para os lados de Loures, pedi um café (cheio) e aguardei.
Desta vez não pedi a habitual água das Pedras e não pude pôr à prova, mais uma vez, a minha tese (tantas vezes confirmada) relativa a esta água: a combinação dos vocábulos “café” e “água das Pedras” na mesma frase, provoca uma qualquer estranha reacção na mente de qualquer empregado de mesa (café ou restaurante), que faz com que este esqueça sistematicamente a “água das Pedras”. Pede-se um “café e uma água das Pedras” e invariavelmente vem só o café. A água vem só numa segunda, às vezes terceira, insistência. Podem experimentar.
Julgo que deve ser uma qualquer conspiração, quiçá conduzida pelos homens da Frize, Perrier ou Castelo. Aqui fica o alerta.
Mas adiante. Aguardava eu o meu café, quando reparo num pedido, escrito num pequeno bloco deixado em cima do balcão. Alguma mesa queria uns sumos, umas águas, uns tangos (cerveja com groselha) e uns... Ice Tea’s. Pouco habituado a estas estrangeirices, o empregado não se atrapalhou e resolveu “aportuguesar” o chá gelado. Não resisti a fotografar o bloco. O resultado foi o que se vê na imagem. Fiquem bem.

Sem comentários: