sábado, 16 de agosto de 2008

o Borda d'Água e agora vou ali e já venho. see you later alligator


Houve um tempo na minha vida em que não acreditava no que estivesse para lá do racionalizável.
Depois conheci a Deolinda, que se encarregou de me demonstrar durante mais de 3 anos o quanto de verdade existe na (quando competente) astrologia.
Veio em seguida a fantástica experiência com as ciganas de grandes saiotes negros. Ao contrário do que se costuma ver, passei a ser eu a procurá-las para me lerem a sina e elas por vezes a fugirem de mim. Foi de resto uma delas, no Parque Eduardo VII em Lisboa, que leu a verdade inequívoca, que eu e a Deolinda tínhamos linhas dissonantes na palma da mão. E na vida dissonantes nos tornámos algum tempo após tão profissional leitura.
Uma das mais recentes e estimulantes experiências meta-racionais foi o "Borda d'Água". Quase sempre acerta o raio do livrito.
Por exemplo, para hoje tinha previsto ir comer um peixito grelhado ao meu "Bataréo", em Setúbal. Talvez um salmonete. Anteontem telefonei para reservar lugar e lá me disseram que no sábado se previa um sol adorável. Sempre é Agosto, não é?
O sol é para mim indispensável, pois calcorreio ruas a fio, sempre que no Verão vou a Setúbal. O comércio é irresistível e, se há sol, há mostras de velharias, mesmo por vezes um mercado tipo Feira da Ladra, mas mais civilizado. O "Bataréo" e os seus imaculados peixitos vêm sempre depois do ritual.
Mas hoje abri a pestana e lá percebi o drama, chuviscava e o sol todo invisível.
Fui primeiro consultar as previsões dos serviços de Metereologia, que me confirmavam que sim senhor afinal choveria em Setúbal hoje. Só depois fui ver o meu "Borda d'Água", comprado no fim do Verão do ano passado, por sinal em Setúbal. Lá está bem escarrapachado que para hoje "o tempo estará brusco". E na verdade está.
Agora que começam as férias já decidi, não irei a mais lado nenhum sem consultar o meu "Borda d'Água".
Por hoje, lá desisti do salmonete. Sabe-se lá quão brusco poderia ficar o tempo?
Pois então até um dia destes clubistas e amigos, e aceitem o conselho deste que tanto bem vos quer: não desdenhem das estrelas.

2 comentários:

Master of Menir disse...

Meu querido amigo, se houver alguma forma de te demover (ou se alguém mais próximo de ti o souber) diz-nos, digam-nos; pois não queremos que o porteiro feche a porta, mesmo que temporáriamente.

E meu caro, deita fora essa porcaria que compraste lá por terras Sadinas que tal peça não interessa a ninguém!.

Vitor Reis M disse...

olá pá. o "até um dia destes" tem apenas que ver com as férias. claro que hei-de voltar, talvez em setembro. já agora, conheces alguma cigana de confiança, capaz de me ler a sina com competência?
devo ser o único tipo que deseja ter ciganas pela frente e não as encontra.