Ontem, o brilhante salto de 17,67 metros valeu o título olímpico ao atleta português. Nelson Évora torna-se o 4.º atleta português a trazer uma medalha de ouro para Portugal, desta vez no Triplo-Salto.
Nelson Évora (20 de Abril de 1984) é um atleta português de origem cabo-verdiana, tendo nascido na Costa do Marfim. É especialista em triplo salto, embora também pratique salto em comprimento.
É um atleta de alto nível internacional que já representou Portugal em várias provas internacionais tendo sido campeão do mundo do triplo salto em 2007 e agora medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Na primeira vez que vestiu a camisola de Portugal, o saltador arrancou o primeiro lugar, no salto em comprimento, em 2001, no Festival Olímpico da Juventude Europeia. Nelson Évora tinha somente 17 anos.
Em 2003, venceu o Europeu de Juniores, em salto em comprimento e triplo salto, na Finlândia. O pupilo de João Ganço não ficou por aqui e no Campoenato do Mundo de Pista Coberta, em Moscovo, situou-se entre os melhores do mundo, ao ser sexto classificado.
Com a conquista da medalha de ouro em Pequim, Nélson Évora chega ao ponto mais alto da sua carreira, superando ainda as emoções desencadeadas pelo seu título mundial em Osaka, em 2007, onde superou as legítimas expectativas que o seu 9º lugar no ranking mundial, à partida para os Campeonatos, já suscitava. Com 17,74 fixou então um recorde nacional de altíssimo nível. Desta vez, 17,67 m, melhor marca de 2008, foram suficientes para a glória.
Parabéns Nelson!!!...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário