quarta-feira, 5 de setembro de 2007

El Niño - Natureza e abrangência







A propósito de um tema que surgiu à hora do café.



El Niño e La Niña são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño) . Seu papel no aquecimento e arefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.
O El Niño foi originalmente reconhecido por pescadores da costa oeste da América do Sul, observando baixas capturas, associadas à ocorrência de temperaturas mais altas que o normal no mar, normalmente no fim do ano – daí a designação, que significa “O Menino”, referindo-se ao “Menino Jesus”, relacionado com o Natal.
Quando acontece um El Niño, que ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma média de 3 a 4 anos, os ventos sopram com menos força em todo o centro do Oceano Pacífico, resultando numa diminuição da ressurgência de águas profundas e na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul e, consequentemente, na diminuição da produtividade primária e das populações de peixe.

2 comentários:

Bela disse...

Sim senhora!!
Ninguém dá nada por ele, gosta de lembrar que tem antecedentes loiros... e depois é isto!
Um poço de informação.
Muito bem.
Mas... e gajos? Há gajos ou não há gajos? lol

Master of Menir disse...

Bom mais do que comentar o El Niño, em seu momento porventura o farei, dar as boas-vindas ao nosso António. Benvindo !. Continua que vais bem... mais vale tarde...