sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Gigantes Vermelhas e estrelas de neutrões


14 de Setembro de 2007 – Um objecto recentemente detectado em orbita de uma estrela, outra estrela mas de neutrões, está entre os mais estranhos corpos com masssa de um planeta, jamais encontrados.

Em vez de circular normalmente à volta da estrela, este objecto de “baixa massa” - como que o “esqueleto” da estrela que em tempos foi - orbita num pulsar de circulos rapidos.

Esta estrela de neutrões gira centenas de vezes por segundo, mais rápido que uma batedeira de cozinha. A estranha massa, que foi encontrada a 7 de junho ultimo pela NASA, orbita à volta da estrela maior num movimento de translação de duração ligeiramente inferior a uma hora.

A distância a que este corpo se encontra da estrela é de cerca de 370,000 Km – Ligeiramente menos que a distância da Terra à Lua.

Os astronomos suspeitam que este foi em tempos um sistema com duas estrelas, formado há milhões de anos atrás. Eventualmente a estrela maior tornou-se uma supernova, transformando-se posteriormente na estrela de neutrões, enquanto que a estrela menor se expandiu transformando-se numa gigante vermelha.

“A natureza no seu melhor”
Fonte: National Geographic

Sem comentários: