quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Feliz Natal

Ainda que um pouco tarde, e porque não tive oportunidade de comunicar com cada um de vós, desejo a todos um Feliz Natal

Quem foi o Pai Natal?

S. Nicolau foi um bondoso bispo que nasceu em 280 d.C. na Turquia. Morreu com a idade de 41 anos. e seu corpo encontra-se em Itália (Bári).
Existem algumas histórias a seu respeito em que se realça a sua generosidade.
Uma delas conta que S. Nicolau costumava oferecer presentes aos pobres e conta-se também que salvava marinheiros vítimas de tempestades. Livrou muita gente da fome e teve pelas crianças um carinho muito especial, que o levou a fundar um orfanato. Por tudo isso S. Nicolau passou a ser considerado, o santo padroeiro das crianças e dos marinheiros.
Chegou a estar preso pelos romanos, sendo libertado pelo imperador Constantino que se convertera ao Cristianismo. Foi protector de marinheiros ladrões e mendigos.
É a Holanda o país que mais o festeja, pois diz-se que foram barcos holandeses que trouxeram as primeiras notícias dele para o norte da Europa.
Quando a sua fama chegou aos Estados Unidos, ficou com o nome Santa Claus. Nesta altura era muito popular.
As crianças pediam-lhe presentes com antecedência, para que no Natal os pudessem ter.
Passou então a ser representado por um homem gorducho, bonacheirão, bem disposto e generoso.

Porque se veste o Pai Natal de vermelho e branco?

É uma história curiosa, como tantas outras também, já desde século. Antigamente o Pai Natal vestia-se de formas muito variadas. Os fatos eram normalmente de cores garridas e na cabeça usava normalmente um barrete ou uma coroa de azevinho. No entanto, a sua figura nunca foi representada de uma forma única e que o caracterizasse universalmente. Até que em 1931, durante as suas campanhas de Inverno, a empresa Coca-Cola veio resolver a questão.
Usaram a figura de S. Nicolau com umas vestimentas especiais, para promover a famosa bebida. Contrataram um actor para representar o bispo, ao qual vestiram um fato vermelho, de calças e túnica e, na cabeça foi colocado um barrete também ele vermelho, com um debruado a branco e um pompom na ponta.
Portanto estas duas cores foram escolhidas, porque eram as mesmas que a Coca-Cola era comercializada.
Assim o Pai Natal, apareceria com um ar carinhoso e uma garrafa de Coca-Cola na mão.
Esta campanha correu o mundo e alcançou um grande sucesso, tornando a figura do Pai Natal, verdadeiramente carismática e que já não imaginamos de outro modo.



2 comentários:

Clara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara disse...

O Pai Natal originalmente andava vestido de verde, tendo a Coca-Cola alterado a cor da vestimenta para ficar mais de acordo com os seus propósitos, tal como diz o António. Fosse o símbolo desta marca verde, azul ou amarelo, seria hoje o Pai Natal bem diferente! Boas Festas