quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

a história de um dia perfeito

Pela manhã o concerto era de caras impossível. Mas ás seis da tarde os dois bilhetes estavam já prometidos.

A história deste dia (ontem, quarta-feira) fez-se com várias mulheres providenciais, três sandes de leitão, duas imperiais e meia e um bonito concerto das Au Revoir Simone.
Mas vamos por partes.

A sempre presente radiofónica Isilda Sanches arrancou-nos o primeiro bilhete algures do impossível, talvez em tributo de algumas tardes e encontros por ela connosco bem passados.

A Carla da "Everything Is New" demorou 4 horas, mas encontrou-nos o segundo bilhete, surgindo na noite do Alquimista, deslumbrante e salvadora, como que saída de uma tela dos estúdios DreamWorks.
Desconfio que mais vezes deixaremos esgotar concertos para recorrermos à Carla.

As sandes de leitão da "Nova Pombalina" foram revelação e a sua cultura de cliente uma lição magistral, abrindo portas já fechadas para deliciar dois esfomeados peregrinos da noite.
Os pedacitos de iscas de leitão em molho de mostarda fecharam em apoteose aquele breve momento de encanto puro.

A Catarina Silva veio de Gaia sem bilhete e se viu o concerto fica a devê-lo a nós, as suas "almas salvadoras", imparáveis a arrancar um bilhete da "dama de Nova Iorque", uma estranha mulher do Clube de Amigos do S. Carlos, erudita por engano no Alquimista, mas ansiosa por vender dois bilhetes. E a Catarina estava sozinha. Mas o Clube estava lá e não podia a Catarina voltar a Gaia sem ver as meninas de Brooklyn, NY.

E depois as Au Revoir Simone, três mulheres - ao centro delas Annie Paradise, o rosto mais belo que nos palcos de Lisboa de há uns bons anos se viu - e uma música de absoluto requinte e máxima depuração, a simplicidade e a rítmica em doses q.b.
Um som que fez, talvez, o melhor álbum de 2007 ("The Bird of Music") e que ao vivo ainda mais faz lembrar as saudosas caixinhas de música, ou talvez canções de colégios de freiras e até as melodias infantis de tantas memórias.

O concerto - "à pinha" - das Au Revoir Simone fechou magnificamente, como tinha de ser, um dia perfeito, cheio de mulheres e sorrisos. Que mais podiam dois homens (o Zé e este porteiro) querer num só dia?

5 comentários:

zefm disse...

Como diz a canção, a vida é feita de pequenos nadas.
Ontem aconteceram alguns com piada.
Senão vejamos: às 15h não tínhamos bilhetes para as Au Revoir Simone e às 21h tínhamos 1 bilhete a mais.
Pouco depois conseguimos fazer duas jovens sorrir e irradiar felicidade com o tal bilhete a mais. Passo a detalhar, completando o brilhante escrito do Vítor.
Uma senhora estranha, amante de ópera e visitante habitual de N.Y., tinha que vender 2 bilhetes até às 21h.
A 1ª interessada era a Catarina Silva, (só queria 1 bilhete). Viajara de Gaia para Lisboa, sozinha e sem bilhete para o concerto das Au Revoir Simone. Mesmo assim fez-se ao caminho. Achámos isto duma grande coragem e uma coisa linda, poética até.
A seguir estavam alguns casais interessados em comprar os 2 bilhetes. Ou seja o bilhete da Catarina Silva com o aproximar das 21h estava em risco.
É aí que eu e o Vítor decidimos agir. Qual Batman e Robin, ou outra qualquer dupla de heróis da BD decidimos comprar o 2º bilhete, permitindo assim que a corajosa viajante conseguisse o tão desejado bilhete. Daí o agradecimento no cartão às duas almas, diria mais “boas almas”.
A partir daí já tínhamos feito uma pessoa feliz, e tínhamos ainda 1 bilhete a mais.
Apareceu rapidamente uma jovem disposta a pagar o que fosse pelo referido bilhete. Vinha com um amigo mas disse que para já queria comprar o nosso bilhete e estava disposta a pagar mais, desde que não fosse muito mais.
Aí, nós decidimos ser também um pouco poéticos e mais uma vez “boas almas”. Vendemos o bilhete à felicíssima jovem a quem pedimos em troca…apenas uma nota escrita de agradecimento, para publicarmos no nosso clube ! (chk). A jovem disse que não conseguia escrever nada naquele momento mas prometeu-nos um mail até esta 6ª feira.
Não imagino se a jovem, de quem nem sabemos o nome, nos vai enviar o mail de agradecimento, nem isso interessa nada. O mais importante é que ela e o seu amigo (que depois também conseguiu entrar) eram das pessoas mais felizes que assistiram ao concerto, sempre a sorrir e a cantar muitas das belíssimas canções que as Au Revoir Simone trouxeram ontem, ao Santiago Alquimista, em Lisboa.
Só isto já salvava a noite.
No entanto 3 outras estrelas brilharam muito alto, não consigo ainda dizer por que ordem, ou melhor sei mas não digo. As Au Revoir Simone, a Carla da “Everything is new”, e as sandes de leitão.
Que noite…

Anónimo disse...

Obrigada às duas "boas almas" por terem salvo a minha amiga Catarina!!!:)

Vitor Reis M disse...

ó anónima amiga da Catarina, pede-lhe que venha e escreva aqui qualquer coisa. gostámos mesmo muito de a conhecer. nem nos despedimos convenientemente...

Antonio disse...

Olá...temos animação!?!

Anónimo disse...

antes de mais,as minhas desculpas pela demora. por cá passei no dia a seguir ao "perfeito" e nunca mais voltei até que a margarida me informou que era pedida uma resposta.
foi uma sorte absurda ter encontrado tão solidários seres num dia que se apresentava cada vez mais cinzento (depois de ter ouvido na fnac que já nao havia bilhetes à venda...).Conheço uma pessoa que diria que é tudo uma questão de equilíbrio.para mim, pura sorte!Mais uma vez,muito obrigada!
Na semana seguinte, já no porto, sentada numa sala de cinema à espera do novo filme do gus van sant, qual o cd que põem a tocar para uma sala quase vazia?
exactamente!Mais um dia perfeito!