quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

o Natal de um crente

Não sou, religiosamente, um crente. Mas nem sempre fui assim. Há muitos anos também eu esperei que os meus desejos de Natal se cumprissem, ou que um qualquer "deus" com barbas e olhos tristes tratasse bem de mim e dos meus. Mas raramente os meus desejos se cumpriram e muitas vezes eu e os meus fomos demasiado maltratados. Desiludi-me. Desacreditei.
Hoje, acredito em "deuses" concretos, pessoas das boas, mulheres e homens que espalham o bem no seu dia-a-dia, que se preocupam e se ocupam de outros, que se entregam sem interesses, que são felizes quando encontram outros felizes, ou a isso ajudam. Nem que seja em um só acto por dia, mesmo a um desconhecido na rua. Nem que seja por serem apenas verdadeiros com os outros com quem interagem. Esses são os meus "deuses".
Os meus "deuses", na noite de Natal, vão também estar em hospitais, em casas com idosos, nas ruas a ajudar outros, em simples casas de famílias normais, tratando de crianças, velhos, desvalidos, ou apenas dos seus filhos, dos pais, dos outros que amam, amando, acarinhando, perdoando.
Claro que também ofereço presentes e tenho até uma árvore de Natal em casa.
Não tenho é ilusões. Preciso e acredito nas pessoas capazes de humanidade e empenhadas nos outros. São essas que, todos os dias, me ajudam no equilíbrio espiritual, a mim, um irremediável descrente na "vida para além desta que tenho", mas crente em que é possível assistir à natalidade, em cada dia, de algo de bom em cada um de (quase) todos quantos conheço.

Um bom Natal, ó clubistas!

3 comentários:

Beta disse...

meu querido Vitor, mais uma vez as tuas palavras deixam-me com a lágrima ao canto do olho..........
Um Feliz Natal...........que todos os teus desejos e ilusões (eu sei que no fundo tens algumas) se tornem realidade na proporção do que mereces........que é do tamanho do mundo!
beijo

Bela disse...

Querido amigo,

aprecio muito mais os não crentes como tu, do que muitos dos crentes hipócritas que infelizmente existem... Que existissem mais Vitor Machados por este mundo. Seria um mundo muito mais feliz.
Também a ti e aos teus desejo um óptimo Natal e a todos os clubistas!
Bem haja!
Beijos do tamanho do MUNDO!

Clara disse...

Há na verdade pessoas que se dedicam a ajudar os outros! Na passada 4ª feira à noite, parei na estrada para auxiliar uma rapariga acidentada e percebi o respeito que devemos ter pelas pessoas do INEM, que apesar de a toda a hora terem casos idênticos nas mãos, são fantásticos e muito humanos.