quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A bela e o monstro

Há quem saiba da minha relação com a Fátima Campos Ferreira. É das coisas de que não faço mesmo segredo. Ela é que ainda não sabe. Mas isso um dia resolve-se.
Menos pontual do que me é costume, só ontem, insónia adentro, pude ver a gravação do “Prós e Contras” da segunda-feira passada.
E não é que de repente me dou conta de que estava lá, no auditório, o Manuel 25?! Ainda por cima em pose de ataque, o colarinho semiaberto, óculos escuros e tudo?
Perguntará o leitor quem é o Manuel 25?
O Manuel Jerónimo terá hoje uns quase 70 anos e preside a uma qualquer confederação de pensionistas e idosos.
Mas aqui há uns anos o Manuel, homem nascido no Bairro da Boavista e residente na Brandoa, foi um tipo importante na secção do PS da Amadora e, terceiro suplente que era da lista por Lisboa (numa ocasião em que todos os anteriores tinham sido chamados para ministro, secretário de estado ou director-geral), quis o azar da nação que chegasse a deputado. Falamos daquela era em que o PS se especializava em elites do género, como o também célebre cantoneiro de Rãs, o Tino.
Deliravam os jornalistas então com o que seria a primeira intervenção do novel deputado Manuel 25 e nunca mais ela sucedia. Estava-se em 1996, creio, e só depois de largos meses, muitos clamores da Amadora e inúmeras resistências dos dirigentes PS, se chegou o Manuel à tribuna.
Cito de memória:

“Senhoras deputadas e senhores deputados. Tenho muita honra em que finalmente se dê a voz ao representante da Amadora, que sou eu, o Manuel 25. Acho que devo começar por explicar porque é que me chamam Manuel 25. É que eu tenho um dom especial, que a natureza me deu e deve ser por isso que lá os amigos e as amigas – sorriso largo no seu rosto quando mudou o género - me chamam o Manuel 25, ou só o 25”.

Consta que houve largo número de deputadas e até um ou outro deputado com visíveis convulsões no hemiciclo (hemiciclo não é piada).

Percebem agora a minha preocupação desta madrugada?
Então e a dada altura não é que decide a Fátima descer do palco e dirigir-se ao Manuel? Tivesse sido em directo e ainda eu tinha telefonado a prevenir: cuidado com a distância mínima recomendável! Mas não. Discursou o Manuel ao seu melhor nível de fadista marialva e manteve sempre a Fátima distância prudente. Prudente em centímetros, quero eu dizer.

3 comentários:

Beta disse...

és fresco tu...é Monica Belluci, é Mary- Louise Parker, Clara de Sousa e agora a Fátima Campos Ferreira!!!!!!!!!! ai ai ai

Bela disse...

E não viste tu a reacção do nosso porteiro em contacto visual com a Izabele Fontanela, a loira cantora do Regiões. Bem... até os pêlos do peito se empertigaram!
;o)

Vitor Reis M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.