Há tempos, uma personalidade do nosso Jet Set referia, em entrevista à revista do Expresso, a ÚNICA, que a melhor refeição de que se lembrava tinha sido um simples papo seco, depois de passar não sei quantos dias perdido e esfomeado pelo deserto do norte de África.
Lembrei-me da história hoje mesmo. É que o Bull Dog, no Oeirasshopping, parecia poder ser uma boa alternativa à cantina. Mas não foi. E depois, a ideia de se comer coisa típica em shopping já seria de grande risco. E se foi.
O choco é para mim sempre uma instituição. Podem ser dos pequeninos, grelhados, fritos ou estufados. Pode ser do médio, frito, grelhado ou estufado. Mas, para mim, tem o animal de ser levado à séria.
Ora, no Bull Dog meteram-se com o choco frito. Eu ainda perguntei: veja lá que eu sou um especialista. O seu choco apresenta-se a um conhecedor? Respondeu a senhora com criatividade: os nossos clientes nunca reclamam. Como não conhecia quem tal dizia, confiei. Fiz mal. Nova lei: nunca se deve confiar em quem, no Oeirasshopping, nos disser que ninguém se queixa.
Vieram então umas coisas fritas em ovo, com uma volumetria vagamente sugerindo que se pudesse tratar de choco. Dolorosamente, testei cada pedaço, uns seis. O arroz de feijão estava até bonzito e só isso me fez persistir.
No final chamei a senhora e disse-lhe: nunca comi uma coisa como esta. Não deveriam sequer chamar-lhe de choco. O choque estampou-se-lhe. Cinco passos nervosos balcão adentro e remata, voltando triunfante: o meu chefe oferece uma sobremesa à sua escolha. Escolhi o pudim. Quase lhe perguntei se achava motivo para sorriso triunfal oferecer pudins quando a comida não prestava. Também ponderei sugerir que seria melhor dedicarem-se urgentemente a outro negócio.
Dez cêntimos de gorjeta depois, e eis-me a sentir, pela primeira vez em muito tempo, inesperadas saudades da cantina e da culinária relativamente previsível da Dª Fátima.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Por acaso ontem fomos ao Regiões a pensar tirar a barriga de misérias e também foi uma desilusão, vê lá!!!!!!! Um pastelão que era só batata e um bacalhau à moda de Beja supostamente com presunto (devia ser fumado pq nem vê-lo!)
Não deixou saudades do refas mas para lá caminhou........
Enviar um comentário